domingo, 29 de março de 2009

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM:

SEGUNDO O BEHAVIORISMO É A MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO.

ARQUITETURA DO PSIQUISMO
SEGUNDO FREUD O PSIQUISMO É COMPOSTO PELOS SEGUINTES ELEMENTOS: ID, EGO, SUPEREGO. O ID É ONDE RESIDE A NOSSA LIBIDO, ELE IMPULSIONA O EGO A SATISFAZE-LO, MAS O EGO SE VÊ LIMITADO PELO MUNDO EXTERNO E QUE NEM SEMPRE PODE SATISFAZER O LIBIDO, O SUPEREGO DISSE AO EGO O QUE É SOCIALMENTE PERMITIDO OU NÃO CRIANDO OS CONFLITOS INTERNOS. TODOS NÓS SOFREMOS COM ESTA DISPUTA INTERIOR, TENTANDO ACHAR O EQUILÍBRIO ENTRE A SATISFAÇÃO INTIMA E AS LIMITAÇÕES SOCIAIS.

BEHAVORISMO

BEHAVIORISMO


DOUTRINA PSICOLOGICA TAMBÉM CHAMADA DE COMPORTAMENTALISMO. CRIADA POR WALTSON, NOS ESTADOS UNIDOS, CUJO PRINCÍPIO É A REAÇÃO COMPORTAMENTAL DIANTE DOS ESTÍMULOS EXTERNOS. ESTA ESCOLA NÃO ADMITE FASES E ESTÁGIOS, MAS APENAS QUE A REAÇÃO SEMPRE SERÁ MOLDADA PELA EDUCAÇÃO DADA DESDE A INFÄNCIA. CRIANÇA, JOVEM E ADULTO SEMPRE REAGIRÃO DE ACORDO COM O CONDICIONAMENTO A QUE FOI EDUCADO.

COMPORTAMENTO

COMPORTAMENTO

SEGUNO O BEHAVIORISMO É CONJUNTO DE REAÇÕES QUE UM ORGANISMO AGE DIANTE DE UM ESTÍMULO.

CONDICIONAMENTO

RESPOSTA QUE UMA PESSOA DÁ QUANDO RECEBE DETERMINADOS ESTÍMULOS. UM COMPORTAMENTO REPITITIVO É FRUTO DE UM CONDICIONAMENTO PSICOLÓGICO. JOHN WATSON (1878-1958) DEFENDIA A TEORIA QUE A APREDIZAGEM É O GRANDE FATOR QUE MODELA A CONDUTA SOCIAL, OS PENSAMENTOS E OS VALORES DO SER HUMANO. PORTANTO, SE O HOMEM FOR CONDICIONADO ELE PODE SER MODIFICADO.

SEGUNDO O BEHAVIORISMO O CONDICIONAMENTO NA INFANCIA PODE LEVAR A CERTAS REAÇÕES PELO RESTO DA VIDA. O BARULHO DE UM MOTOR DA CLINICA DENTARIA JÁ NA INFÂNCIA DESPERTA MEDO E SUOR NAS MÃOS. HAVERÁ MOMENTOS QUE MESMO SEM TER QUE SER ATENDIDO EM UMA CLINICA DENTÁRIA, AO SIMPLES FATO DE OUVIR O BARULHO DO “MOTORIZINHO” A PESSOA TERÁ AS REAÇÕES MENCIONADAS POR PURO CONDICIONAMENTO DO ORGANISMO.

FELICIDADE

A busca da felicidade é uma das metas do ser humano, muitos tem colocado em suas vidas a meta de obter riqueza, na crença que tendo dinheiro, posses, bens, patrimônios, poder financeiro, aplicações, créditos o mesmo pode obter a felicidade, pois é certo que o dinheiro compra muita coisa, menos o amor, a vida, a paz, o carinho, o respeito sincero e a própria felicidade.

O filósofo Sólon contou que se encontrou com o rei Crespo e que este não admitia que havia alguém mais feliz do que ele, pois ele era muito rico. Sólon por aquela ocasião demonstrou-lhe por vários exemplos de pessoas pobres que gozaram de perfeita felicidade e por fim disse que só se pode dizer que alguém foi feliz depois do ultimo dia de vida.


Filósofo Sólon


Gugu Liberaro, apresentador de televisão no Brasil, pela rede SBT e depois pela Record (2009) deu uma entrevista certa vez que não confiava em ninguém e não sabia se era verdadeiramente amado por alguém, porque para ele as pessoas sorriam para ele e o amavam por causa do dinheiro dele. Em 2009 Gugu ganhava 3 milhões de reais por mês...



APRESENTADOR GUGU

EDUCAÇÃO COM PSICOLOGIA

EDUCAÇÃO COM PSICOLOGIA

As duas frases abaixo li na aula 29 da disciplina PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO da faculdade Unimes Virtual:

“Ao longo da construção deste processo, o educador também se apropria de novos conhecimentos, pois, muitas vezes, as dúvidas dos educandos levam-no a rever aquilo em que acredita, buscando novas formas de ensinar.”

“Considerar que todo erro é um reflexo do pensamento do educando, a tarefa do educador deve ser não a de corrigir a resposta, e sim a de descobrir como foi que o educando construiu o seu erro.”




Estive pensando que de fato é assim mesmo que o bom educador deve proceder, ele deve analisar a resposta errada do aluno e entender como ele chegou naquela conclusão da resposta dada. Alem do que muitas respostas “erradas” dos alunos podem ser teses defendidas por proeminentes autoridades do assunto. Então quer dizer que quando um aluno erra, ele é burro e quando um estudioso dá a mesma resposta ele é um doutor com uma nova tese???

Quem educa deve também rever os seus conceitos...

FREUD, SIGMUND

FREUD, SIGMUND

ESTUDOU MEDICINA E SE ESPECIALIZOU EM PSIQUATRIA PELA UNIVERSIDADE DE VIENA NA AUSTRIA. PASSSOU A ATENDER PACIENTES COM PROBLEMAS DE ORDEM PSICOLICA EM SAL CASA, DEPOIS FOI PARA PARIS ESTUDAR HIPNOSE E AO RETORNAR PARA VIENA, PASSOU A USAR A HIPNOSE, LEVANDO SEUS PACIENTES A FALR SOBRE SI MESMOS, DE SUAS OBSERVAÇÕES, CONCLUIU QUE AS PESSOAS TEM UMA CONSCIÊNCIA E ABAIXO DELA UM ESTADO DE INCONSCIENTE. NAS OBSERVAÇÕES DE FREUD, A CONSCIÊNCIA É APENAS A PONTA DO ICEBERG. ENTRE O ESTADO CONSCIENTE E INCONSCIENTE, FREUD DETECTOU O PRÉ-CONSCIENTE QUE SERIA UMA MÉMORIA DO INCONSCIENTE QUE PODERIA SER RECUPERADA PELO CONSCIENTE.


FIGURA E FUNDO

DIANTE DE UMA IMAGEM, SEMPRE VEREMOS ALGO QUE SE DESTACA, A ISSO CHAMAMOS FIGURA, O QUE CONSIDERAMOS DE MENOS IMPORTÂNCIA É O FUNDO.

GESTALT

GESTALT

ESCOLA PSICOLÓGICA QUE PESQUISA A PERCEPÇÃO E A INTERPRETAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELO CÉREBRO HUMANO. ESCOLA FUNDADA EM 1910 POR MAX WERTHEIMER

SUCESSO

Estava lendo recentemente em um prefácio sobre a CIROPEDIA em que dizia:

“A história dos grandes conquistadores se repete de modo surpreendente, partem de modestos começos, vão progredindo, e quando chegam ao apogeu, entregam-se ao luxo, à vida faustosa, aos prazeres. Abandonou aquela sobriedade com que tinha sido criado na Pérsia, para entregar-se aos hábitos medos: vestuários magníficos, lautos banquetes, etc.”





O caminho do sucesso para muitos, é árduo, mas depois da conquista, se esquecer da lições e sacrifícios para obter a vitória, de maneira que muitos especialistas dizem que é mais difícil se manter no poder do que chegar nele. Muitas igrejas cristãs começaram sua saga com fervor e santidade, e depois que cresceram e se tornaram igrejas “respeitadas” pela sociedade, caíram em decadência espiritual.



INTELIGÊNCIA / INTERPRETAÇÃO

DIVERSOS TIPOS DE INTELIGÊNCIA


A inteligência tem níveis de diferentes de um indivíduo para outro, bem com existe vários tipos de inteligência. Há pessoas que parecem que tem mais facilidades para aprender e desenvolver certos tipos de tarefas, enquanto outros possuem outro tipo de habilidade intelectual para certas atividades.

INTELIGÊNCIA


Gardner em suas pesquisas sobre inteligência, detectou 8 tipos de inteligência, sendo elas:
Lingüística (habilidade para falar)
Lógica e matemática (resolver problemas de cálculos)
Espacial (habilidade para desenhar)
Musical (habilidade para cantar ou tocar instrumentos)
Corporal (dançar ou outras atividades físicas)
Interpessoal (facilidade no relacionamento pessoal)
Intrapessoal (capacidade de auto-análise)
Naturalística (habilidade com a natureza)

Estas definições de Gardner parecem ter sentido, ainda que estes tipos de “inteligências” podem ser melhor definidas ou arranjadas de forma que resulte em maior ou menor numero de “inteligências”.





INTERPRETAÇÃO

A INTERPRETAÇÃO É RESULTADO DA MANEIRA COMO UM INDIVIDUO PERCEBE UM FATO, UM TEXTO, UMA IMAGEM.

JEAN PIAGET / JEROME BRUNER

Jean Piaget (1896-1980)

PIAGET FOI UM IMPORTANTE PSICÓLOGO SUIÇO QUE DESENVOLVEU TEORIAS PSICOLOGICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, NASCEU EM 09/08/1896 EM NEUCHÂTEL, NA SUIÇA, SEU PAI ERA CALVINISTA E PROFESSOR DE LITERATURA MEDIEVAL.

PIAGET ERA SUPERDOTADO, COM 11 ANOS PUBLICOU SEU PRIMEIRO TRATADO SOBRE PARDAL ALBINO, TRABALAVA GRATUITAMENTE EM UM MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL, AOS 22 JÁ ERA DOUTORADO EM BIOLOGIA.

EM ZURIQUE, ESTUDOU COM JUNG E TRABALHOU COMO PSIQUIATRA, DEPOIS FOI PARA FRANÇA E TRABALHOU NO LABORATÓRIO INFANTIL DO PSICÓLOGO ALFRED BINET.

EM 1919 PASSOU A ESTUDAR O CONHECIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS, EM 1921 PASSOU A SER DIRETOR DO INSTITUTO ROUSSEAUX EM GENEBRA FAZENDO METICULOSAS PESQUISAS SOBRE O COMPORTAMENTO INFANTIL.

EM 1923 CASOU-SE COM VALENTINE COM QUEM TEVE 3 FILHAS E MUITO DOS RESULTADOS DAS SUAS PESQUISAS FOI OBSERVANDO SUAS FILHAS.

DE 1952 A 1963 LECIONOU EM SORBONNE, NA FRANÇA, DURANTE SUA VIDA ESCREVEU 65 LIVROS E CENTENAS DE TRATADOS CIENTÍFICOS.

PIAGET MORREU EM 17/09/1980 EM GENEBRA.











SEGUNDO JEAN PIAGET HÁ 4 ETAPAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER HUMANO, SÃO ELES:

sensório-motora,
pré-operatória,
operatório-concreta
e operatório-formal.


SENSÓRIO-MOTORA

NESTA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO QUE VAI DO NASCIMENTO AOS DOIS ANOS, A CRIANÇA VAI CONHECENDO O SEU CORPO, SUA EXPERIÊNCIA COGNITIVA É ATRAVÉS DOS SENTIDOS, O QUE TOCA, O QUE SENTE, TUDO QUER POR NA BOCA, CONSIDERA-SE QUE NESTA FASE A CRIANÇA NÃO TEM PENSAMENTO, NÃO FAZENDO RELAÇÃO DO PASSADO COM O FUTURO, SÓ LHE INTERESSA O AGORA, O PRESENTE.

PRÉ-OPERATÓRIO

NESTA ETAPA, QUE VAI DOS DOIS AO SETE ANOS, A CRIANÇA COMEÇA A TER OS PRIMEIROS PENSAMENTOS E DESENVOLVE OS SÍMBOLOS DOS GESTOS E AS PALAVRAS, ENTENDO OS PRIMEIROS SENTIDOS DAS COISAS.

SEGUNDO PIAGET A CRIANÇA NESTA FASE DEMONSTRA:

EGOCENTRISMO : PORQUE TEM DIFICULDADE DE SE VÊ NO LUGAR DO OUTRO, SEU PENSAMENTO É
EGOISTA, SÓ VÊ AS SUAS NECESSIDADES

ANIMISMO:A CRIANÇA TEM A IMAGINAÇÃO DE QUE AS COISAS TEM VIDA COMO O REFLEXO DO SOL EM UM VIDRO DO CARRO E, MOVIMENTO, QUE A LUA ESTA CAMINHANDO COM ELE

ARTIFICIALISMO:AS CRIANÇAS PENSAM QUE TUDO FOI FEITO PELO HOMEM, NÃO DISTINGUINDO O QUE~FOI FEITO PELO HOMEM OU O QUE JÁ ESTÁ NA NATUREZA.

FINALISMO: AS CRIANÇAS VÊEM PROPOSITO EM TUDO, SE AS NUVENS ESTÃO SE MOVENDO É PORQUE ELA QUER CHOVER EM OUTRO LUGAR

OPERATORIO-CONCRETA
NETA FASE DO DESENVOLVIMENTO QUE VAI DOS SETE AOS DOZE ANOS, A CRIANÇA JÁ CONSEGUE PENSA MAIS COM O RACIOCÍNIO DO QUE COM AS SENSAÇÕES. SUA MENTE CONSEGUE FAZER AS OPERAÇÕES DE REVERSÃO COM 3 + 4 = 7, AGORA ELE TAMBÉM SABE QUE 7 - 4 = 3; A CIRANÇA PENSA CONCRETAMENTE, MAS NÃO TEM NOÇÕES DE COISAS ABSTRATAS


OPERATÓRIO-FORMAL

NESTA FASE A CRIANÇA CONSEGUE PENSAR LOGICAMENTE, SEM TER NECESSIDADE DE BASEAR-SE EM COISAS CONCRETAS, É O PENSAMENTO ABSTRATO.



JEAN PIAGET TAMBÉM EXPLICOU QUE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ALEM DAS 4 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO CONGNITIVO DA CRIANÇA, PIAGET TAMBÉM DESCREVEU OS 4 CONCEITOS SOBRE ESTE DESENVOLVIMENTO:
esquema,
assimilação,
acomodação
equilibração.


ESQUEMA: SÃO CONCEITOS ESTRUTURAIS, MENTAIS, INDIVIDUAIS LIGADO AO SISTEMA NERVOSO QUE FAZ CERTAS PESSOAS PENSAR DIFERENTE DE OUTRAS.

ASSIMILAÇÃO: É O MOMENTO EM QUE APRENDEMOS ALGO NOVO

ACOMODAÇÃO : É QUANDO AJUSTAOS O NOVO CONHECIMENTO A ESTRUTURA CONGNITIVA JÁ EXISTENTE

EQUILIBRAÇÃO ; É A NOVA POSTURA DIANTE DO FATO DAS NOVAS ACOMODAÇÕES NO CONHECIMENTO MAIS RECENTE


ESPERANÇA E GLÓRIA, O FILME

NO FILME ESPERANÇA E GLORIA, UM MENINO DE 9 ANOS SE VÊ NO MEIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ONDE O SEU PAI VAI PARA A LUTA E A FAMILIA FICA AOS CUIDADOS DA MÃE,.
O MENINO NÃO TENDO PLENO ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO DA GUERRA, VÊ MARAVILHADO O CEU ILUMINADO A NOITE PELOS FOQUETES, NO MEIO DOS ESCOMBROS DA CIDADE DE LONDRES, ELE FAZ DESCOBERTAS ÍNTIMAS E ATÉ FICA CONTENTE PORQUE ESTÃO SUSPENSAS AS AULAS. ELE ACHA EMOCIONAMENTE AQUELAS ESPERIÊNCIAS.
O FILME RETRATA A MENTE DE UMA CRIANÇA DIANTE DE UMA GUERRA E QUE SUA PERCEPÇÃO NÃO É IGUAL A DE UM ADULTO, ENFATIZANDO AQUILO QUE JEAN PIAGET SEMPRE ADVOGAVA, OU SEJA, QUE O ENTENDIMENTO VAI SE DESENVOLVIMENTO GRADATIVAMENTE.
PRIMEIRO O CONHECIMENTO DOS SENTIDOS, DEPOIS DAS PALAVRAS, EM SEGUIDA DO MUNDO CONCRETO E POR FINAL AS IDÉIAS ABSTRATAS. ETAPAS QUE NÃO PODEM SER SUPRIMIDAS NO DESENVOVIMENTO HUMANO.





JEROME BRUNER


NO SITE www.centrorefeducacional.com.br/contrib.html encontrei resumida mas objetiva esplanação das teorias de Jerome Bruner sobre a educação. Assim podemos deduzir o seguinte sobre sua obra:

Jerome Bruner nasceu em 1915 em Nova Yorque e estudou nas Universidades de Duke e Havard, obtido o título de doutor em Psicologia, tornou-se conhecido com o PAI DA PSICOLOGIA COGNITIVA. Um dos seus trabalhos foi a TEORIA DA INSTRUÇÃO onde explanou suas idéias dizendo que o aprendizado é assimilado mediante categorização.

O aprendiz vai organizando mentalmente em categorias todas as informações que vão sendo assimiladas em sua mente. O aluno vai organizando em categorias todas as informações e a medida que vai aprendendo reorganiza seus conceitos e se necessário cria novas categorias, sendo a aprendizagem um processo de construção e associação.

O MÉTODO DO CURRICULO ESPIRAL

Os mesmos conteudos didáticos devem ser ensinados periódicamente sempre avancando mais e mais no aperfeiçoamento do conhecimento, visando aperfeiçoar as representações mentais que o aluno vai criando em sua mente.

"A escola não desenvolve a inteligência." (Jerome Bruner)


COMENTÁRIOS


CATEGORIZAÇÃO - A idéia da categorização do conhecimento parece razoável. Acredito que nossa mente não funciona como um dicionário ou uma enciclopédia, que é estruturada em ordem alfabética ou numérica, mas por categorias de assuntos. As pessoas mais curiosas e pesquisadoras possuem mais "categorias" em sua estrutura, outros possuem categorias "vazias" em alguns assuntos e em outras categorias estão repletas de informações, isso depende do interesse do aluno.

CURRICULO ESPIRAL - É razoável que a instrução deve ser dadas em doses apropriadas assim como o remédio deve ser administrado ao doente de acordo com sua estrutura física ( criança ou adulto). As primeiras aulas de matemática, os primeiros contatos com os números devem ser o básico dos básicos como conhecer os números (1,2, 3 ..), depois com o tempo, ensina-se as operações aritméticas básicas como somar, diminuir, dividir e mutiplicar e assim vamos crescendo por toda a vida ou até os limites que somos obrigados a conhecer ou nos é necessário para viver.

A INTELIGÊNCIA - É lógico que haja pessoas mais inteligentes que outras e a inteligência pode ser desenvolvida como um músculo que se não exercitar com certeza ficará atrofiado. Mesmo uma pessoa com fraca constituição física, fazendo a devida preparação pode desenvolver bem seu corpo, da mesma forma a inteligência de uma pessoa comum tem um grande potêncial de desenvolvimento se ela dedicar-se a aprender.

Discordamos de Jerome Bruner quando diz que "a escola não desenvolve a inteligência" porque a escola é o grupo social que existe para fomentar o conhecimento e para aguçar a curiosidade e isso é desenvolvimento da inteligência

KOHLBERG E A MORAL

Na aula 32 do Curso de História da Unimes Virtual, na disciplina de Psicologia da Educação, há uma explanação da teoria do desenvolvimento Moral elaborado por
Lawrence Kohlberg, este professor americano, concebeu uma teoria
segundo a qual o desenvolvimento moral se processa numa seqüência
de estágios, independente da cultura e nacionalidade da pessoa

A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO MORAL DE KOHLBERG REZA ASSIM:

“Em sua teoria, identificou seis estágios de desenvolvimento
moral, divididos em três níveis:
1) moralidade pré-convencional (ou nível pré-moral): neste nível, os
valores morais resultam da obediência a uma autoridade externa. Este nível
está divido em dois estágios, e o julgamento dos atos é baseado em
suas conseqüências. Assim, no estágio I, a criança bem pequenina considera
as ações por suas conseqüências físicas. Por exemplo, ela considera
um ato como sendo moralmente bom se a pessoa que o praticou recebe
prêmio, e mau se esta pessoa recebe um castigo; e no estágio II, a criança
com um pouco mais de idade, mais ou menos por volta dos dez anos, considera
que um ato é moralmente bom, se este lhe dá prazer ou então se lhe
satisfaz uma necessidade. Neste estágio, a criança ainda não consegue
considerar a necessidade de outras pessoas.
2) moralidade convencional: neste nível, os valores morais consistem
em dar cumprimento às leis, em manter a ordem social e em fazer o que
os outros esperam.
Este nível também se divide em dois estágios. No primeiro, a criança já
consegue considerar as outras pessoas. Aliás, tem uma grande preocupação
em ser “um bom menino” ou “uma boa menina”, ser aprovada pela
família, pelos professores, etc.
Já no segundo estágio, o comportamento considerado como moralmente
correto é aquele que consiste em cumprir o dever, manter a ordem social
e obedecer à autoridade. Aos dezesseis anos de idade, este estágio está
sendo vivenciado.
3) moralidade pós-convencional: neste nível, os valores morais são
aceitos conscientemente. No entanto, um grande número de pessoas não
Consegue atingir este nível, que também se divide em dois estágios. No
primeiro deles, o certo e o errado dependem de padrões aprovados pela
sociedade como um todo. O indivíduo considera que tem a obrigação de
obedecer à lei, mas tem o entendimento de que as leis não são absolutas,
e, portanto, podem ser mudadas; já no segundo estágio, o certo e o errado
são decididos pela consciência de cada um, baseados em princípios éticos,
abstratos, gerais e universais e são válidos e aplicáveis independentemente
da autoridade.”

Estes conceitos de Kohlberg parecem ser de certo modo compatíveis com as nossas observações, como tudo o que é humano, não podemos aplicar indistintamente para todos a mesma regra de comportamento, sempre há pessoas que reagirão diferente diante dos mesmos estímulos. Mas como regra geral a teoria moral de Kohlberg parece razoável.


Lawrence Kohlberg

MEDO DE COBRA

MEDO DE COBRA

O escriba Valdemir Mota de Menezes gosta de contar histórias e neste video abaixo conta a história de uma tia chamada Bernadete e como ela tinha um meod mórbido de cobra.

MASLOW, ABRAHAM HAROLD

MASLOW, QUE VIVEU ENTRE 1908 A 1970 ENSINAVA QUE O HOMEM APÓS ATINGIR A AUTO-ESTIMA PROCURA A AUTO REALIZAÇÃO.

"O que chamamos de 'normal' em psicologia é na verdade a psicopatologia da média, tão pouco dramática e tão extensivamente comum que nós geralmente nem a percebemos." -- A. H. Maslow, Introdução à Psicologia do Ser

"Não acredito que a ciência mecanicista (que na psicologia corresponde ao behaviorismo) esteja incorreta, mas apenas que seja estreita e limitada demais para que sirva como uma filosofia geral ou abrangente." -- A. H. Maslow, Psychology of Science: A Reconnaissance

"Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida." -- A. H. Maslow






MECANISMOS DE DEFESA



NO CONCEITO FREUDIANO, O MECANISMO DE DEFESA SE DESENCADEIA QUANDO O EGO SE VÊ PRESSIONADO PELO ID (LIBIDO), SOFRE PRESSÃO DO DESAFIO EXTERIOR E DO SUPEREGO , ENTÃO A PESSOA SE SENTE EM VOLTA DE UMA NUVEM NEGRA E TEM UMA IMAGEM DESFOCADA DA REALIDADE.
SÃO IDENTIFICADOS 4 TIPOS DE MECANISMO PSICOLÓGICOS DE DEFESA:
TRASFERENCIA – TRANSFERE PARA OUTRO O PROBLEMA
REPRESSÃO –REPRIME OS SENTIMENTOS CONFLITANTES
REGRESSÃO – COMPORTAMENTO REGRESSIVO
RACIONALIZAÇÃO – A PESSOA TENTA JUSTIFICAR SEU ATOS



mecanismo de defesa,fingir que não está vendo.



Moral





Na aula 32 do Curso de História da Unimes Virtual, na disciplina de Psicologia da Educação, há uma explanação da teoria do desenvolvimento Moral elaborado por
Lawrence Kohlberg, este professor americano, concebeu uma teoria
segundo a qual o desenvolvimento moral se processa numa seqüência
de estágios, independente da cultura e nacionalidade da pessoa

A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO MORAL DE KOHLBERG REZA ASSIM:

“Em sua teoria, identificou seis estágios de desenvolvimento
moral, divididos em três níveis:
1) moralidade pré-convencional (ou nível pré-moral): neste nível, os
valores morais resultam da obediência a uma autoridade externa. Este nível
está divido em dois estágios, e o julgamento dos atos é baseado em
suas conseqüências. Assim, no estágio I, a criança bem pequenina considera
as ações por suas conseqüências físicas. Por exemplo, ela considera
um ato como sendo moralmente bom se a pessoa que o praticou recebe
prêmio, e mau se esta pessoa recebe um castigo; e no estágio II, a criança
com um pouco mais de idade, mais ou menos por volta dos dez anos, considera
que um ato é moralmente bom, se este lhe dá prazer ou então se lhe
satisfaz uma necessidade. Neste estágio, a criança ainda não consegue
considerar a necessidade de outras pessoas.
2) moralidade convencional: neste nível, os valores morais consistem
em dar cumprimento às leis, em manter a ordem social e em fazer o que
os outros esperam.
Este nível também se divide em dois estágios. No primeiro, a criança já
consegue considerar as outras pessoas. Aliás, tem uma grande preocupação
em ser “um bom menino” ou “uma boa menina”, ser aprovada pela
família, pelos professores, etc.
Já no segundo estágio, o comportamento considerado como moralmente
correto é aquele que consiste em cumprir o dever, manter a ordem social
e obedecer à autoridade. Aos dezesseis anos de idade, este estágio está
sendo vivenciado.
3) moralidade pós-convencional: neste nível, os valores morais são
aceitos conscientemente. No entanto, um grande número de pessoas não
Consegue atingir este nível, que também se divide em dois estágios. No
primeiro deles, o certo e o errado dependem de padrões aprovados pela
sociedade como um todo. O indivíduo considera que tem a obrigação de
obedecer à lei, mas tem o entendimento de que as leis não são absolutas,
e, portanto, podem ser mudadas; já no segundo estágio, o certo e o errado
são decididos pela consciência de cada um, baseados em princípios éticos,
abstratos, gerais e universais e são válidos e aplicáveis independentemente
da autoridade.”




Estes conceitos de Kohlberg parecem ser de certo modo compatíveis com as nossas observações, como tudo o que é humano, não podemos aplicar indistintamente para todos a mesma regra de comportamento, sempre há pessoas que reagirão diferente diante dos mesmos estímulos. Mas como regra geral a teoria moral de Kohlberg parece razoável.

ESPIRITO DE MEDO

ESPÍRITO DE MEDO
Um discurso sobre o medo e como este é um sentimento que se não form controlado, pode levar a pessoa a uma vida escura, fria e de fracassos pelo simples fato e razão da pessoa não ter coragem de enfrentar os desafios do dia-a-dia. (Escriba Valdemir Mota de Menezes - audio em português)




ESPRIT DE LA PEUR
Un discours sur la peur et comment ce sentiment est une forme qui n'est pas contrôlé, peut provoquer une personne à une vie sombre, froid et les échecs simplement en raison de la personne et de ne pas avoir le courage d'affronter les défis de la journée-à-jour .(Scribe Valdemir Mota de Menezes - Audio en portugais)

PSICOLOGIA DEL DESAROLLO DE JEAN PIAGET




Este video el escriba Valdemir Mota de Menezes copió del canal de Dailymotion cuyo auctor es: Por raulespert
Publicó varios estudios sobre Psicología Infantil y, basándose fundamentalmente en la detallada observación del crecimiento de sus hijos, elaboró una teoría de la inteligencia sensoriomotriz que describe el desarrollo casi espontáneo de una inteligencia práctica que se sustenta en la acción (praxis). Es así que Piaget puede afirmar que los principios de la lógica comienzan a desarrollarse antes que el lenguaje y se generan a través de las acciones sensoriales y motrices del bebé en interacción e interrelación con el medio, especialmente con el medio sociocultural, en lo que a partir de la psicología vygotskiana podemos denominar mediación cultural. En La psicología de la inteligencia (1947) Piaget recopila las clases del curso que impartiera en el Colegio de Francia durante el año 1942, resumiendo allí sus investigaciones psicogenéticas de la inteligencia; en tal obra Piaget postula que la lógica es la base del pensamiento.

PSICOLOGIA

PERCEPÇÃO


QUANDO HÁ UM ESTÍMULO, A PESSOA TEM UMA PERCEPÇÃO DESTE ESTÍMULO E ENTÃO REAGE DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO QUE ELA COMO INDIVÍDUO, ENTENDEU O ESTÍMULO. QUANDO VEMOS UM QUADRO COM VARIOS OBJETOS, ALGO NOS CHAMA A ATENÇÃO, ALGO NOS ATRAI, E ESTA PERCEPÇÃO VARIA DE INDIVÍDUO PARA INDIVÍDUO, TEMOS PERCEPÇÕES DIFERENTES UNS DOS OUTROS. POR ISSO QUE DIANTE DO MESMO ESTÍMULO PODEMOS TER REAÇÕES DIFERENTES.


PERSONALIDADE


A PERSONALIDADE SE DESENVOLVE DESDE A INFÄNCIA, FAZENDO DE CADA UM DE NÓS UM SER COM IDENTIDADE PRÓPRIA E ÚNICA.
A TEORIA FREUDIANA SOBRE A PERSONALIDADE ENSINA MAIS OU MENOS O SEGUINTE: O SER HUMANO PASSA PELAS SEGUINTES DASES PSICOSSEXUAIS:
DO 0 A 18 MESES O BEBË O PRAZER ESTA NA FASE ORAL ( MORDER, SUGAR, CHUPAR)
DO 18 MESES AOS 3 ANOS O PRAZER ESTA NA FASE ANAL (A CRIANÇA SENTE SATISFAÇÃO EM CONSEGUIR DOMINAR OS MÚSCULOS E OS ESTÍMULOS PARA FAZER XIXI E COCÖ, CONTROLANDO A BEXIGA E O INTESTINO)
DOS 3 AOS 6 ANOS A CRIANÇA ENTRA NA FASE FÁLICA ( A CRIANÇA SENTE PRAZER EM MANIPULAR OS ORGÃOS GENITAIS, O MENINO PASSARIA A SENTIR-SE ATRAIDO POR SUA MÃE E SENTE CIÚMES DO PAI, FREDU CHAMOU ESTA FASE DE COMPLEXO DE ÉDIPO).
NA PUBERDADE, O ADOLESCENTE PASARIA A SENTIR PRAZER SEXUAL EM RELAÇÃO A OUTRAS PESSOAS


PSICOLOGIA
CIÊNCIA CRIADA EM 1879 NA ALEMANHA POR WILHELM WINDT QUE UTILIZA LABORATÓRIO E INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO ALÉM DE MÉTODOS INVESTIGATIVOS


PSICANÁLISE

NOS DIZERES DO PRÓPRIO FREUD, PAI DA PSICANÁLSE É UM MÉTODO DE P´SICOTERAPIA PARA TRATAR OS PROBLEMAS HUMANOS DE ORDEM EMOCIONAL . FREUD, NO INICIO DAS SUAS PESQUISAS ADOTAVA A HIPNOSE PARA BUSCAR AS CAUSAS PROFUNDAS DOS DISTÚRBUIOS EMOCIONAIS DO SER HUMANO, DEPOIS ABANDONOU ESTA PRÁTICA, PREFERINDO LEVAR OS SEUS PACIENTES A FALAR CONSCIENTEMENTE DE SI MESMO, SURGINDO CONFISSÕES E PAIXÕES SECRETAS, FREUD PASSOU TAMBÉM A DAR IMPORTANCIA AOS SONHOS E AOS SEUS SIGNIFICADOS, RELACIONADOS COM O DIA-A-DIA DA PESSOA. FINALMENTE FREUD FORMULOU TEORIAS QUE ASSOCIAM A COMPORTAMENTO DA PESSOA COM OS ACONTECIMENTOS NA INFÂNCIA DE CADA UM E PRINCIPALMENTE NA RELAÇÃO MÃE E FILHO.

PUNIÇÃO

É UM PROCEDIMENTO QUE INIBE UM COMPORTAMENTO CONSIDERADO NEGATIVO, DESESTIMULANDO-O

DETERMINATION

By: Scribe Valdemir Mota de Menezes
DETERMINATION
When Moses freed the Israelites from slavery in Egypt, chose the path of the Red Sea and then down the Arabian peninsula, through a wilderness painful. But the generation of Jews who were born in the pilgrimage were determined to conquer the Promised Land. These had a goal and only left behind the desert sand. Canaan was all they saw ahead.

The whole process of achievement in life, almost always goes through these steps: First the difficulties, after the conquest of the Promised Land.

In life, we need to feed us with words and examples that fuel to live and win.

EMOÇÃO E RAZÃO

O Escriba Valdemir Mota de Menezes dá um discurso sobre o equilíbrio entre a Razão e a Emoção.

1



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REFORÇO

REFORÇO


O REFORÇO É UM ESTÍMULO QUE REFORÇA UM COMPORTAMENTO JÁ HABITUAL DE UMA PESSOA, O PAPEL DO REFORÇO É TORNAR E COMUM AQUELE HÁBITO E MANTE-LO.

LAVADO DE CEREBRO

El escriba Valdemir Mota de Menezes ha concordado con esta explanación abajo sobre las personas que adentran em sectas y quedan alejado mental.

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Enviado por libroabiert0 em 02/01/2010
El grupo sectario presta en un primer momento seguridad y apoyo incondicional a la persona que ingresa en él, lo cual es muy significativo si esta persona pasa por una situación de crisis. Con el ingreso recibe cariño por parte de personas desconocidas que le dan refugio en el que sentirse protegido, haciéndole sentir especial, escuchado en su soledad, querido, salvado y revestido de dones espirituales, elegido para una misión salvífica trascendente.

En estas condiciones, la persona captada y mantenida en un grupo sectario mediante métodos coercitivos de manipulación se deshumaniza, pierde el contacto con la realidad de quién es, de su valor intrínseco como persona como alguien que puede pensar, sentir y decidir por sí mismo, devaluándose en su propia autoestima de tal forma que nunca va a reconocer su propia necesidad de ayuda para salir de dicha situación. El adepto deja así de pensar por sí mismo, lo cuál supone un beneficio de comodidad, ya que no tiene que reflexionar ni sentirse responsable de sus propias decisiones, sino solo seguir las directrices del líder reforzadas por la cohesión monolítica del grupo.

El lavado de cerebro combina persuasión y castigo, es utilizado para captar y mantener dentro del grupo a los adeptos y tiene como fin último su explotación emocional, sexual y/o económica, dejando un terrible rastro de secuelas psicopatológicas que penetran todas las dimensiones de la personalidad del individuo, afectando todas las áreas de funcionamiento.

Los métodos de lavado de cerebro persiguen la anulación de las funciones intelectuales críticas del individuo, la persuasión de la voluntad mediante la repetición sugerente de los mismos mensajes basados en argumentos de un líder percibido como autoridad absoluta así como el aislamiento del entorno familiar y social, impidiendo de esta forma el contraste de opiniones y la división de lealtades. El individuo se convierte así en adepto sectario, configurando un mundo maniqueo del bien y del mal en el que el grupo es depositario de todas las virtudes y el mundo exterior se percibe como algo degradado y amenazante. La persona captada es presionada a romper con todos los lazos afectivos con el exterior.
De esta forma, el ahora adepto va configurando unas representaciones mentales del mundo cada vez más alejadas de la realidad, en términos simplistas de todo o nada.

TRIARQUIA

TEORIA DA TRIARQUIA DA INTELIGÊNCIA

Teoria da Triarquia de Robert Sternberg

Esta teoria foi desenvolvida por Robert Sternberg em 1985, para este teórico da Psicologia o que importa não é esse a pessoa tem habilidades para responder questões de certo e errado, mas sim o processo mental que leva a pessoa a chegar as conclusões do seu raciocínio e a maneira como o individuo sabe assimilar as experiências passadas e transforma-las em fontes de informações para tomada de novas decisões mais adiante.

A teoria triarquia se divide, como diz o nome em três bases que são:
1- processo da inteligência que planeja, monitora e avalia os pensamentos.
2- Adaptação da inteligência aos novos ambientes.
3- Experiência da inteligência que aprende com os fatos passados.

DETERMINAÇÃO

Por: Escriba Valdemir Mota de Menezes
DETERMINAÇÃO
Moisés quando libertou o povo de Israel da escravidão do Egito, escolheu o caminho do Mar Vermelho e depois desceu pela península arábica, por um deserto doloroso. Mas a geração de hebreus que nasceram na peregrinação estavam determinadas a conquistar a Terra Prometida. Estes tinham um objetivo e para trás só deixaram a areia do deserto. Canaã era tudo o que eles viam pela frente.

Todo o processo de conquista na vida, quase sempre passa por estas etapas: Primeiro as dificuldades, depois a conquista da Terra Prometida.

Na vida, precisamos nos alimentar com palavras e exemplos que nos dé combustivel para viver e vencer.

VYGOTSKY, LEV SEMINOVITCH

VYGOTSKY NASCEU EM 1896 E MORREU EM 1934, ERA RUSSO.

EM SUA OBRA SOBRE O INTERACIONISMO, ELE DEU ESPECIAL ÊNFASE AS SEGUINTES QUESTÕES QUE DESENVOLVE PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO:
INTERAÇÃO SOCIAL COM O BIOLÓGICO -
A COMUNICAÇÃO ORAL

VIGOTSKY DEFENDIA A TESE QUE PENSAMENTO E LINGUAGEM ESTÃO INTERLIGADOS. DISCORDAVA DE JEAN PIAGET SOBRE A TEORIA DOS ESTÁGIOS COGNITIVOS

VYGOSTSKY ACHAVA IMPORTANTE NO PROCESSO EDUCATIVO A ATITUDE DOS PROFESSORES DE EXPLICAR, DEMONSTRAR E JUSTIFICAR OS ENSINOS, MAS SEMPRE DESPERTANDO A CURIOSIDADE DOS ALUNOS.

MENTES CONDICONADAS

o Escriba Valdemir Mota de Menezes faz uma análise sobre MENTE CONDICIONADA. O ser humana tem a tendência de agir de forma condicionada, repetindo as ações, sem muitas vezes refletir sobre o porquê esta agindo e participando de certos comportamentos que já estão enraizados na sociedade. Procuro despertar as pessoas para sair do condicionamento mental.




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