quinta-feira, 28 de abril de 2011

PAIS E O PAPEL NA EDUDAÇÃO

Texto do professor Valdemir Mota de Menezes

Os pais transferiram para a escola toda a responsabilidade pela educação dos filhos. Isso tem criado uma geração de jovens sem princípios espirituais, religiosos e a familia já não é a cellula mater da sociedade. A escola até que tenta fazer o seu papel, mas o Estado suprimiu o poder e autoridade dos professores, por outro lado o Estado tem se esforçado para melhorar as condições físicas e materiais das escolas conforme pude observar neste pequeno relatório que fiz de uma escola em São Vicente(SP). Mas a educação vem de berço, vem do lar, vem da família. A escola é apenas uma instituição para auxiliar e não substituir a família.

O trabalho longe de casa tem sido a principal razão porque os filhos desta geração ficaram abandonados a sua própria sorte. As mulheres precisam reiventarem a sociedade e sua estrutura e voltar para o lar e dali ajudar no sustento da casa e na educação dos filhs, porque esta é a razão e a missão das mulheres.

------------------------------------------------


Estou fazendo estágio na Escola Estadual Deputado Esmeraldo Tarquínio, em São Vicente/SP, no período da tarde. Esta escola fica localizada na Av. Ulisses Guimarães, 223, em frente à delegacia de policia onde trabalho. Estou acompanhado a professora Sonia em todas as aulas que ela está dando e por meio dela estou conhecendo a escola. Este estabelecimento é a segunda maior escola da rede estadual de ensino de São Vicente e possui cerca de dois mil alunos. É um labirinto de salas de aula que funciona em três períodos. As vidraças da escola estão preservadas porque há uma tela de ferro por fora que protege contra depredação.

A maioria dos alunos frequentam a escola uniformizado. Informaram-me que a escola obriga os alunos a se apresentarem na escola com uniforme, mas a Lei Estadual de Ensino não exige esta postura como obrigatória, razão porque se toleram alguns sem uniforme, Mas percebo que os funcionários pressionam para que este mau hábito não se prolifere entre os alunos. Em várias salas que já entrei não presenciei nenhuma cadeira ou mesa quebrada, nem livro rasgado. Não sei se este é um retrato fiel dos fatos. Mas é o que pude perceber.

Material escolar e merenda escolar parecem não ser problema ali, porque vejo chegar caminhões frequentemente descarregando livros e alimentos. Na direção da escola percebo muitos pais tendo sido convocados para tomar ciência do comportamento dos seus filhos, mas estes pais, não querem acreditar que seus filhos são maus alunos, frequentemente se justificam dizendo que o adolescente tem problemas psicológicos ou ainda põe a culpa na escola. Jamais vi atitude dos pais em reconhecerem que não estão desempenhando bem o seu papel. (professor Valdemir Mota de Menezes)