domingo, 29 de março de 2009

PSICOLOGIA

PERCEPÇÃO


QUANDO HÁ UM ESTÍMULO, A PESSOA TEM UMA PERCEPÇÃO DESTE ESTÍMULO E ENTÃO REAGE DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO QUE ELA COMO INDIVÍDUO, ENTENDEU O ESTÍMULO. QUANDO VEMOS UM QUADRO COM VARIOS OBJETOS, ALGO NOS CHAMA A ATENÇÃO, ALGO NOS ATRAI, E ESTA PERCEPÇÃO VARIA DE INDIVÍDUO PARA INDIVÍDUO, TEMOS PERCEPÇÕES DIFERENTES UNS DOS OUTROS. POR ISSO QUE DIANTE DO MESMO ESTÍMULO PODEMOS TER REAÇÕES DIFERENTES.


PERSONALIDADE


A PERSONALIDADE SE DESENVOLVE DESDE A INFÄNCIA, FAZENDO DE CADA UM DE NÓS UM SER COM IDENTIDADE PRÓPRIA E ÚNICA.
A TEORIA FREUDIANA SOBRE A PERSONALIDADE ENSINA MAIS OU MENOS O SEGUINTE: O SER HUMANO PASSA PELAS SEGUINTES DASES PSICOSSEXUAIS:
DO 0 A 18 MESES O BEBË O PRAZER ESTA NA FASE ORAL ( MORDER, SUGAR, CHUPAR)
DO 18 MESES AOS 3 ANOS O PRAZER ESTA NA FASE ANAL (A CRIANÇA SENTE SATISFAÇÃO EM CONSEGUIR DOMINAR OS MÚSCULOS E OS ESTÍMULOS PARA FAZER XIXI E COCÖ, CONTROLANDO A BEXIGA E O INTESTINO)
DOS 3 AOS 6 ANOS A CRIANÇA ENTRA NA FASE FÁLICA ( A CRIANÇA SENTE PRAZER EM MANIPULAR OS ORGÃOS GENITAIS, O MENINO PASSARIA A SENTIR-SE ATRAIDO POR SUA MÃE E SENTE CIÚMES DO PAI, FREDU CHAMOU ESTA FASE DE COMPLEXO DE ÉDIPO).
NA PUBERDADE, O ADOLESCENTE PASARIA A SENTIR PRAZER SEXUAL EM RELAÇÃO A OUTRAS PESSOAS


PSICOLOGIA
CIÊNCIA CRIADA EM 1879 NA ALEMANHA POR WILHELM WINDT QUE UTILIZA LABORATÓRIO E INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO ALÉM DE MÉTODOS INVESTIGATIVOS


PSICANÁLISE

NOS DIZERES DO PRÓPRIO FREUD, PAI DA PSICANÁLSE É UM MÉTODO DE P´SICOTERAPIA PARA TRATAR OS PROBLEMAS HUMANOS DE ORDEM EMOCIONAL . FREUD, NO INICIO DAS SUAS PESQUISAS ADOTAVA A HIPNOSE PARA BUSCAR AS CAUSAS PROFUNDAS DOS DISTÚRBUIOS EMOCIONAIS DO SER HUMANO, DEPOIS ABANDONOU ESTA PRÁTICA, PREFERINDO LEVAR OS SEUS PACIENTES A FALAR CONSCIENTEMENTE DE SI MESMO, SURGINDO CONFISSÕES E PAIXÕES SECRETAS, FREUD PASSOU TAMBÉM A DAR IMPORTANCIA AOS SONHOS E AOS SEUS SIGNIFICADOS, RELACIONADOS COM O DIA-A-DIA DA PESSOA. FINALMENTE FREUD FORMULOU TEORIAS QUE ASSOCIAM A COMPORTAMENTO DA PESSOA COM OS ACONTECIMENTOS NA INFÂNCIA DE CADA UM E PRINCIPALMENTE NA RELAÇÃO MÃE E FILHO.

PUNIÇÃO

É UM PROCEDIMENTO QUE INIBE UM COMPORTAMENTO CONSIDERADO NEGATIVO, DESESTIMULANDO-O

Nenhum comentário:

Postar um comentário