domingo, 29 de março de 2009

JEAN PIAGET / JEROME BRUNER

Jean Piaget (1896-1980)

PIAGET FOI UM IMPORTANTE PSICÓLOGO SUIÇO QUE DESENVOLVEU TEORIAS PSICOLOGICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, NASCEU EM 09/08/1896 EM NEUCHÂTEL, NA SUIÇA, SEU PAI ERA CALVINISTA E PROFESSOR DE LITERATURA MEDIEVAL.

PIAGET ERA SUPERDOTADO, COM 11 ANOS PUBLICOU SEU PRIMEIRO TRATADO SOBRE PARDAL ALBINO, TRABALAVA GRATUITAMENTE EM UM MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL, AOS 22 JÁ ERA DOUTORADO EM BIOLOGIA.

EM ZURIQUE, ESTUDOU COM JUNG E TRABALHOU COMO PSIQUIATRA, DEPOIS FOI PARA FRANÇA E TRABALHOU NO LABORATÓRIO INFANTIL DO PSICÓLOGO ALFRED BINET.

EM 1919 PASSOU A ESTUDAR O CONHECIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS, EM 1921 PASSOU A SER DIRETOR DO INSTITUTO ROUSSEAUX EM GENEBRA FAZENDO METICULOSAS PESQUISAS SOBRE O COMPORTAMENTO INFANTIL.

EM 1923 CASOU-SE COM VALENTINE COM QUEM TEVE 3 FILHAS E MUITO DOS RESULTADOS DAS SUAS PESQUISAS FOI OBSERVANDO SUAS FILHAS.

DE 1952 A 1963 LECIONOU EM SORBONNE, NA FRANÇA, DURANTE SUA VIDA ESCREVEU 65 LIVROS E CENTENAS DE TRATADOS CIENTÍFICOS.

PIAGET MORREU EM 17/09/1980 EM GENEBRA.











SEGUNDO JEAN PIAGET HÁ 4 ETAPAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER HUMANO, SÃO ELES:

sensório-motora,
pré-operatória,
operatório-concreta
e operatório-formal.


SENSÓRIO-MOTORA

NESTA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO QUE VAI DO NASCIMENTO AOS DOIS ANOS, A CRIANÇA VAI CONHECENDO O SEU CORPO, SUA EXPERIÊNCIA COGNITIVA É ATRAVÉS DOS SENTIDOS, O QUE TOCA, O QUE SENTE, TUDO QUER POR NA BOCA, CONSIDERA-SE QUE NESTA FASE A CRIANÇA NÃO TEM PENSAMENTO, NÃO FAZENDO RELAÇÃO DO PASSADO COM O FUTURO, SÓ LHE INTERESSA O AGORA, O PRESENTE.

PRÉ-OPERATÓRIO

NESTA ETAPA, QUE VAI DOS DOIS AO SETE ANOS, A CRIANÇA COMEÇA A TER OS PRIMEIROS PENSAMENTOS E DESENVOLVE OS SÍMBOLOS DOS GESTOS E AS PALAVRAS, ENTENDO OS PRIMEIROS SENTIDOS DAS COISAS.

SEGUNDO PIAGET A CRIANÇA NESTA FASE DEMONSTRA:

EGOCENTRISMO : PORQUE TEM DIFICULDADE DE SE VÊ NO LUGAR DO OUTRO, SEU PENSAMENTO É
EGOISTA, SÓ VÊ AS SUAS NECESSIDADES

ANIMISMO:A CRIANÇA TEM A IMAGINAÇÃO DE QUE AS COISAS TEM VIDA COMO O REFLEXO DO SOL EM UM VIDRO DO CARRO E, MOVIMENTO, QUE A LUA ESTA CAMINHANDO COM ELE

ARTIFICIALISMO:AS CRIANÇAS PENSAM QUE TUDO FOI FEITO PELO HOMEM, NÃO DISTINGUINDO O QUE~FOI FEITO PELO HOMEM OU O QUE JÁ ESTÁ NA NATUREZA.

FINALISMO: AS CRIANÇAS VÊEM PROPOSITO EM TUDO, SE AS NUVENS ESTÃO SE MOVENDO É PORQUE ELA QUER CHOVER EM OUTRO LUGAR

OPERATORIO-CONCRETA
NETA FASE DO DESENVOLVIMENTO QUE VAI DOS SETE AOS DOZE ANOS, A CRIANÇA JÁ CONSEGUE PENSA MAIS COM O RACIOCÍNIO DO QUE COM AS SENSAÇÕES. SUA MENTE CONSEGUE FAZER AS OPERAÇÕES DE REVERSÃO COM 3 + 4 = 7, AGORA ELE TAMBÉM SABE QUE 7 - 4 = 3; A CIRANÇA PENSA CONCRETAMENTE, MAS NÃO TEM NOÇÕES DE COISAS ABSTRATAS


OPERATÓRIO-FORMAL

NESTA FASE A CRIANÇA CONSEGUE PENSAR LOGICAMENTE, SEM TER NECESSIDADE DE BASEAR-SE EM COISAS CONCRETAS, É O PENSAMENTO ABSTRATO.



JEAN PIAGET TAMBÉM EXPLICOU QUE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ALEM DAS 4 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO CONGNITIVO DA CRIANÇA, PIAGET TAMBÉM DESCREVEU OS 4 CONCEITOS SOBRE ESTE DESENVOLVIMENTO:
esquema,
assimilação,
acomodação
equilibração.


ESQUEMA: SÃO CONCEITOS ESTRUTURAIS, MENTAIS, INDIVIDUAIS LIGADO AO SISTEMA NERVOSO QUE FAZ CERTAS PESSOAS PENSAR DIFERENTE DE OUTRAS.

ASSIMILAÇÃO: É O MOMENTO EM QUE APRENDEMOS ALGO NOVO

ACOMODAÇÃO : É QUANDO AJUSTAOS O NOVO CONHECIMENTO A ESTRUTURA CONGNITIVA JÁ EXISTENTE

EQUILIBRAÇÃO ; É A NOVA POSTURA DIANTE DO FATO DAS NOVAS ACOMODAÇÕES NO CONHECIMENTO MAIS RECENTE


ESPERANÇA E GLÓRIA, O FILME

NO FILME ESPERANÇA E GLORIA, UM MENINO DE 9 ANOS SE VÊ NO MEIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ONDE O SEU PAI VAI PARA A LUTA E A FAMILIA FICA AOS CUIDADOS DA MÃE,.
O MENINO NÃO TENDO PLENO ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO DA GUERRA, VÊ MARAVILHADO O CEU ILUMINADO A NOITE PELOS FOQUETES, NO MEIO DOS ESCOMBROS DA CIDADE DE LONDRES, ELE FAZ DESCOBERTAS ÍNTIMAS E ATÉ FICA CONTENTE PORQUE ESTÃO SUSPENSAS AS AULAS. ELE ACHA EMOCIONAMENTE AQUELAS ESPERIÊNCIAS.
O FILME RETRATA A MENTE DE UMA CRIANÇA DIANTE DE UMA GUERRA E QUE SUA PERCEPÇÃO NÃO É IGUAL A DE UM ADULTO, ENFATIZANDO AQUILO QUE JEAN PIAGET SEMPRE ADVOGAVA, OU SEJA, QUE O ENTENDIMENTO VAI SE DESENVOLVIMENTO GRADATIVAMENTE.
PRIMEIRO O CONHECIMENTO DOS SENTIDOS, DEPOIS DAS PALAVRAS, EM SEGUIDA DO MUNDO CONCRETO E POR FINAL AS IDÉIAS ABSTRATAS. ETAPAS QUE NÃO PODEM SER SUPRIMIDAS NO DESENVOVIMENTO HUMANO.





JEROME BRUNER


NO SITE www.centrorefeducacional.com.br/contrib.html encontrei resumida mas objetiva esplanação das teorias de Jerome Bruner sobre a educação. Assim podemos deduzir o seguinte sobre sua obra:

Jerome Bruner nasceu em 1915 em Nova Yorque e estudou nas Universidades de Duke e Havard, obtido o título de doutor em Psicologia, tornou-se conhecido com o PAI DA PSICOLOGIA COGNITIVA. Um dos seus trabalhos foi a TEORIA DA INSTRUÇÃO onde explanou suas idéias dizendo que o aprendizado é assimilado mediante categorização.

O aprendiz vai organizando mentalmente em categorias todas as informações que vão sendo assimiladas em sua mente. O aluno vai organizando em categorias todas as informações e a medida que vai aprendendo reorganiza seus conceitos e se necessário cria novas categorias, sendo a aprendizagem um processo de construção e associação.

O MÉTODO DO CURRICULO ESPIRAL

Os mesmos conteudos didáticos devem ser ensinados periódicamente sempre avancando mais e mais no aperfeiçoamento do conhecimento, visando aperfeiçoar as representações mentais que o aluno vai criando em sua mente.

"A escola não desenvolve a inteligência." (Jerome Bruner)


COMENTÁRIOS


CATEGORIZAÇÃO - A idéia da categorização do conhecimento parece razoável. Acredito que nossa mente não funciona como um dicionário ou uma enciclopédia, que é estruturada em ordem alfabética ou numérica, mas por categorias de assuntos. As pessoas mais curiosas e pesquisadoras possuem mais "categorias" em sua estrutura, outros possuem categorias "vazias" em alguns assuntos e em outras categorias estão repletas de informações, isso depende do interesse do aluno.

CURRICULO ESPIRAL - É razoável que a instrução deve ser dadas em doses apropriadas assim como o remédio deve ser administrado ao doente de acordo com sua estrutura física ( criança ou adulto). As primeiras aulas de matemática, os primeiros contatos com os números devem ser o básico dos básicos como conhecer os números (1,2, 3 ..), depois com o tempo, ensina-se as operações aritméticas básicas como somar, diminuir, dividir e mutiplicar e assim vamos crescendo por toda a vida ou até os limites que somos obrigados a conhecer ou nos é necessário para viver.

A INTELIGÊNCIA - É lógico que haja pessoas mais inteligentes que outras e a inteligência pode ser desenvolvida como um músculo que se não exercitar com certeza ficará atrofiado. Mesmo uma pessoa com fraca constituição física, fazendo a devida preparação pode desenvolver bem seu corpo, da mesma forma a inteligência de uma pessoa comum tem um grande potêncial de desenvolvimento se ela dedicar-se a aprender.

Discordamos de Jerome Bruner quando diz que "a escola não desenvolve a inteligência" porque a escola é o grupo social que existe para fomentar o conhecimento e para aguçar a curiosidade e isso é desenvolvimento da inteligência

Nenhum comentário:

Postar um comentário