MASLOW, QUE VIVEU ENTRE 1908 A 1970 ENSINAVA QUE O HOMEM APÓS ATINGIR A AUTO-ESTIMA PROCURA A AUTO REALIZAÇÃO.
"O que chamamos de 'normal' em psicologia é na verdade a psicopatologia da média, tão pouco dramática e tão extensivamente comum que nós geralmente nem a percebemos." -- A. H. Maslow, Introdução à Psicologia do Ser
"Não acredito que a ciência mecanicista (que na psicologia corresponde ao behaviorismo) esteja incorreta, mas apenas que seja estreita e limitada demais para que sirva como uma filosofia geral ou abrangente." -- A. H. Maslow, Psychology of Science: A Reconnaissance
"Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida." -- A. H. Maslow
MECANISMOS DE DEFESA
NO CONCEITO FREUDIANO, O MECANISMO DE DEFESA SE DESENCADEIA QUANDO O EGO SE VÊ PRESSIONADO PELO ID (LIBIDO), SOFRE PRESSÃO DO DESAFIO EXTERIOR E DO SUPEREGO , ENTÃO A PESSOA SE SENTE EM VOLTA DE UMA NUVEM NEGRA E TEM UMA IMAGEM DESFOCADA DA REALIDADE.
SÃO IDENTIFICADOS 4 TIPOS DE MECANISMO PSICOLÓGICOS DE DEFESA:
TRASFERENCIA – TRANSFERE PARA OUTRO O PROBLEMA
REPRESSÃO –REPRIME OS SENTIMENTOS CONFLITANTES
REGRESSÃO – COMPORTAMENTO REGRESSIVO
RACIONALIZAÇÃO – A PESSOA TENTA JUSTIFICAR SEU ATOS
mecanismo de defesa,fingir que não está vendo.
Moral
Na aula 32 do Curso de História da Unimes Virtual, na disciplina de Psicologia da Educação, há uma explanação da teoria do desenvolvimento Moral elaborado por
Lawrence Kohlberg, este professor americano, concebeu uma teoria
segundo a qual o desenvolvimento moral se processa numa seqüência
de estágios, independente da cultura e nacionalidade da pessoa
A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO MORAL DE KOHLBERG REZA ASSIM:
“Em sua teoria, identificou seis estágios de desenvolvimento
moral, divididos em três níveis:
1) moralidade pré-convencional (ou nível pré-moral): neste nível, os
valores morais resultam da obediência a uma autoridade externa. Este nível
está divido em dois estágios, e o julgamento dos atos é baseado em
suas conseqüências. Assim, no estágio I, a criança bem pequenina considera
as ações por suas conseqüências físicas. Por exemplo, ela considera
um ato como sendo moralmente bom se a pessoa que o praticou recebe
prêmio, e mau se esta pessoa recebe um castigo; e no estágio II, a criança
com um pouco mais de idade, mais ou menos por volta dos dez anos, considera
que um ato é moralmente bom, se este lhe dá prazer ou então se lhe
satisfaz uma necessidade. Neste estágio, a criança ainda não consegue
considerar a necessidade de outras pessoas.
2) moralidade convencional: neste nível, os valores morais consistem
em dar cumprimento às leis, em manter a ordem social e em fazer o que
os outros esperam.
Este nível também se divide em dois estágios. No primeiro, a criança já
consegue considerar as outras pessoas. Aliás, tem uma grande preocupação
em ser “um bom menino” ou “uma boa menina”, ser aprovada pela
família, pelos professores, etc.
Já no segundo estágio, o comportamento considerado como moralmente
correto é aquele que consiste em cumprir o dever, manter a ordem social
e obedecer à autoridade. Aos dezesseis anos de idade, este estágio está
sendo vivenciado.
3) moralidade pós-convencional: neste nível, os valores morais são
aceitos conscientemente. No entanto, um grande número de pessoas não
Consegue atingir este nível, que também se divide em dois estágios. No
primeiro deles, o certo e o errado dependem de padrões aprovados pela
sociedade como um todo. O indivíduo considera que tem a obrigação de
obedecer à lei, mas tem o entendimento de que as leis não são absolutas,
e, portanto, podem ser mudadas; já no segundo estágio, o certo e o errado
são decididos pela consciência de cada um, baseados em princípios éticos,
abstratos, gerais e universais e são válidos e aplicáveis independentemente
da autoridade.”
Estes conceitos de Kohlberg parecem ser de certo modo compatíveis com as nossas observações, como tudo o que é humano, não podemos aplicar indistintamente para todos a mesma regra de comportamento, sempre há pessoas que reagirão diferente diante dos mesmos estímulos. Mas como regra geral a teoria moral de Kohlberg parece razoável.
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