domingo, 29 de março de 2009

KOHLBERG E A MORAL

Na aula 32 do Curso de História da Unimes Virtual, na disciplina de Psicologia da Educação, há uma explanação da teoria do desenvolvimento Moral elaborado por
Lawrence Kohlberg, este professor americano, concebeu uma teoria
segundo a qual o desenvolvimento moral se processa numa seqüência
de estágios, independente da cultura e nacionalidade da pessoa

A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO MORAL DE KOHLBERG REZA ASSIM:

“Em sua teoria, identificou seis estágios de desenvolvimento
moral, divididos em três níveis:
1) moralidade pré-convencional (ou nível pré-moral): neste nível, os
valores morais resultam da obediência a uma autoridade externa. Este nível
está divido em dois estágios, e o julgamento dos atos é baseado em
suas conseqüências. Assim, no estágio I, a criança bem pequenina considera
as ações por suas conseqüências físicas. Por exemplo, ela considera
um ato como sendo moralmente bom se a pessoa que o praticou recebe
prêmio, e mau se esta pessoa recebe um castigo; e no estágio II, a criança
com um pouco mais de idade, mais ou menos por volta dos dez anos, considera
que um ato é moralmente bom, se este lhe dá prazer ou então se lhe
satisfaz uma necessidade. Neste estágio, a criança ainda não consegue
considerar a necessidade de outras pessoas.
2) moralidade convencional: neste nível, os valores morais consistem
em dar cumprimento às leis, em manter a ordem social e em fazer o que
os outros esperam.
Este nível também se divide em dois estágios. No primeiro, a criança já
consegue considerar as outras pessoas. Aliás, tem uma grande preocupação
em ser “um bom menino” ou “uma boa menina”, ser aprovada pela
família, pelos professores, etc.
Já no segundo estágio, o comportamento considerado como moralmente
correto é aquele que consiste em cumprir o dever, manter a ordem social
e obedecer à autoridade. Aos dezesseis anos de idade, este estágio está
sendo vivenciado.
3) moralidade pós-convencional: neste nível, os valores morais são
aceitos conscientemente. No entanto, um grande número de pessoas não
Consegue atingir este nível, que também se divide em dois estágios. No
primeiro deles, o certo e o errado dependem de padrões aprovados pela
sociedade como um todo. O indivíduo considera que tem a obrigação de
obedecer à lei, mas tem o entendimento de que as leis não são absolutas,
e, portanto, podem ser mudadas; já no segundo estágio, o certo e o errado
são decididos pela consciência de cada um, baseados em princípios éticos,
abstratos, gerais e universais e são válidos e aplicáveis independentemente
da autoridade.”

Estes conceitos de Kohlberg parecem ser de certo modo compatíveis com as nossas observações, como tudo o que é humano, não podemos aplicar indistintamente para todos a mesma regra de comportamento, sempre há pessoas que reagirão diferente diante dos mesmos estímulos. Mas como regra geral a teoria moral de Kohlberg parece razoável.


Lawrence Kohlberg

Um comentário:

  1. ajudou muito este artigo na minha prova de psicologia.....
    dr alexandre fisioterapeuta

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